Como fazer um bom currículo ?

O currículo é, literalmente, o seu cartão de apresentação para as empresas, é a primeira impressão – de preferência uma boa impressão – que o empregador terá de você. E sabe quanto tempo um recrutador leva para ler um currículo? 7 segundos, os 7 segundos mais importantes da sua vida, por isso é preciso aprender como fazer um bom currículo.

Resumindo, você tem 7 segundos para demonstrar para essa pessoa que você é o funcionário que a empresa está procurando. Para nós, sete segundos podem parecer pouco, mas é só isso que um recrutador precisa para te identificar como um possível candidato ou não.

E o melhor que temos a fazer é conquistá-los nesse precioso tempo, hoje mais do que nunca. Afinal, com a crise, a concorrência ficou ainda maior. Com tão pouco tempo e com milhares de concorrentes, como fazer um bom currículo?

Como fazer um bom currículo

Atraia a atenção do recrutador

Como dito, devido à crise, um RH recebe por dias milhares, milhões de currículos, o que vai separar o seu currículo dos outros é fazer com que seu currículo chame a atenção do RH. O recrutador precisa se interessar exclusivamente pelo seu currículo.

Mantenha o procurador interessado

O segundo passo, depois de fazer o recrutador se interessar pelo seu currículo, é fazê-lo se interessar pela leitura. Isso é feito com um currículo muito bem escrito, sem erros de português e com as experiências condizentes com os seus objetivos profissionais.

Divida o currículo em duas partes

A estrutura do currículo também é importante para despertar o interesse do recrutador. Por isso, na hora de montar seu currículo, divida-o em duas partes: identificação, dados pessoais e dados de contato; e dados de formação e da sua vida profissional.

É dessa forma que você aprenderá como fazer um bom currículo. Dentro dessas duas partes, deverá existir uma subdivisão que será formada por: principais qualificações; formação e experiências profissionais; idiomas, cursos e informática; prêmio, viagens e trabalhos voluntários, e, por fim, observações finais ou informações adicionais.

Um currículo bem estruturado aumenta e muito suas chances de ser convocado para a entrevista, aí é só fazer sua parte e mostrar confiança, mostrar que você é o candidato perfeito para aquela vaga.

Outro ponto importante além de um currículo bem estruturado é nunca colocar aquilo que você não sabe fazer, pois, na hora da entrevista ou, até mesmo já no emprego, perceberão que você não sabe fazer tudo o que disse e isso pega mal para você. Por isso, preencha o currículo apenas com informações verdadeiras.

E nada de exagerar nos seus pontos fortes, aliás, essas devem ser informações que nem devem estar presentes no seu currículo. Deixe essa parte para a entrevista.

Seguindo essas dicas, você aprenderá a como fazer um bom currículo e sair na frente dos seus concorrentes.

Com a crise actual, é preciso usar de todos os artifícios para sair na frente da concorrência, isso fará a diferença entre você conseguir ou não o emprego. Mas, sem exageros, tudo na medida certa.