Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Entrevistas de emprego sempre são momentos de tensão e ansiedade para o candidato, que sempre faz o melhor para impressionar. No entanto, poucas vezes se dá tanta atenção para o que vestimos quanto para o que falamos e apresentamos em nosso currículo.

É claro que o que mais pesa em uma entrevista é nossa capacidade como profissionais, mas é importante causar uma boa impressão no entrevistador, e saber seguir códigos de vestimenta e se apresentar de maneira aceitável para a empresa é fundamental para garantir sua vaga naquele local.

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Antes de partir para sugestões, vale uma ponderação: escolher a roupa vai além de seu estilo pessoal e o que combina mais com você. Qual é a atmosfera da empresa? Para qual tipo de vaga você está se candidatando?

A resposta dessas perguntas pode mudar completamente o traje mais adequado. Por exemplo, se você se vestir de maneira casual demais para um escritório de âmbito mais sério, é provável que você seja visto como desleixado.

Por sua vez, uma vestimenta excessivamente formal para uma entrevista de emprego em uma agência que se vende como jovem e divertida pode afastar você do entrevistador, passando a impressão de uma pessoa que não se encaixa no perfil da vaga.

Com isso em mente, é importante se atentar para alguns fatores:

  1. Evite cores chamativas demais, ou estampas exageradas. No momento de se apresentar como candidato, é melhor optar por tons neutros, que trazem mais profissionalismo, mesmo que você esteja sendo entrevistado para uma vaga informal.
  2.  Se você for mulher, evite decotes e roupas sensuais. Isso afasta entrevistadores, que podem inclusive achar sua escolha vulgar.
  3. Evite tênis esportivos ou sapatos muito chamativos. Além de serem contrastantes com os tons neutros de sua escolha, eles chamam muita atenção, e nem sempre são bem-vistos.

Por fim, se você está se candidatando a um local muito sério, pode buscar pelo código de vestimenta do local. É possível que você encontre-o online, ou encontre um de uma empresa de estilo semelhante. É de bom tom segui-lo ao máximo na hora da entrevista.

Se o local é formal, você pode apostar em calças sociais e camisas, todas de tons neutros, e sapatos condizentes. Nem sempre o terno será necessário, mas fique atento às exigências na hora do agendamento da entrevista.

Já um local informal, você pode combinar uma camisa com um jeans e um sapato de cor neutra, o que dá um misto entre ar sério e despojado. Outra ótima escolha são camisas polo também de cor neutra.

O fundamental no momento de se arrumar para uma entrevista de emprego é avaliar o bom senso e analisar o clima da empresa. Exageros, para ambos os lados, podem indicar que seu perfil não é condizente.

Se você tem dúvidas quanto aos critérios de vestimenta da empresa, pode entrar em contato com o entrevistador, se ele der espaço para esse tipo de comunicação. Tirar dúvidas não é algo mal visto nesse momento, e pode garantir que você causa a melhor primeira impressão possível.

Você Também Pode Ler