O que não fazer na entrevista de emprego?

Quando somos finalmente chamados para uma vaga, depois de tanto buscar por uma que se encaixe com o que podemos oferecer, é comum que fiquemos extremamente ansiosos na hora de adentrar a entrevista de emprego. Nosso primeiro pensamento sempre se volta para a pressão que sentimos em tentar impressionar o entrevistador Afinal, nossa vaga na empresa, nossa carreira, e muitas vezes o nosso sustento depende daquele momento.

 

Assim, é normal que, sem preparo, não saibamos exatamente como nos portar nesse momento tão delicado. A seguir, vamos listar algumas atitudes que você não deve tomar na hora da entrevista de emprego.

1. Mentir sobre sua qualificação

Essa é a pior das situações que você pode se colocar em uma entrevista de emprego. Se você mentir, seja em seu currículo ou em sua entrevista, com certeza o entrevistador irá, em algum momento do processo, checar suas credenciais

Muitas vezes nos sentimos pressionados a mostrar nossas qualificações. No entanto, não se engane. Muitas vezes as empresas têm menos preconceitos quanto à falta de experiência do que você imagina, até porque, em algumas vagas, novos funcionários passarão por um período de treinamento

Agora, por outro lado, nenhuma empresa gosta de admitir um funcionário que já começou sua jornada de maneira desonesta. Se você demonstrou na entrevista de emprego uma habilidade que não tem na vida real, mesmo que não tenha sido pego em uma verificação, provavelmente não passará pelo período de experiência.

2. Chegar atrasado

Nada deixa uma impressão pior de descompromisso e falta de interesse do que o atraso à sua entrevista de entrada na empresa. Entendemos que imprevistos acontecem, mas, se for o caso, a primeira coisa a se fazer é comunicar o entrevistador.

No entanto, o ideal é sempre se aprontar um pouco antes do que o horário marcado, para chegar um pouco adiantado.

Lembrando que é sempre importante ter bom senso. Manter um candidato sentado na sala de espera por uma hora é inconveniente, tanto para eles quanto para você. Chegar muito adiantado também pode causar uma má impressão

3. Forçar situações humorísticas

Ninguém quer um funcionário mal-humorado trabalhando para si, isso é claro, mas tentar “quebrar o gelo” durante a entrevista de emprego pode ser uma péssima ideia. Não se esqueça de que o ambiente é sério, e, por mais que a sua simpatia e seu sorriso sejam valorizados, um ar muito descontraído e muito piadista pode não ser bom para você

4. Falta de vocabulário

Muitos candidatos buscam utilizar a norma culta em suas entrevistas, e isso está correto. No entanto, se você desconhece o uso de uma palavra ou a conjugação de um verbo, é melhor optar por utilizar uma linguagem mais simples, e que esteja correta, do que se arriscar.

Errar na conjugação verbal ou no vocabulário pode ser o que te desqualifica de um cargo, por isso, é muito importante dominar a língua portuguesa, e, especialmente, o jargão de sua área, que pode ser discutido durante a entrevista.

O essencial para conseguir sucesso em uma entrevista de emprego é não forjar uma personalidade para tentar impressionar o entrevistador. Tente controlar o nervosismo e transparecer aquilo que você realmente sabe, e, assim, será visto por suas qualificações.

O site Emprego Em Angola é um site de divulgação de vagas de emprego, concursos públicos, cursos, trainee e estágio. nos divulgamos vagas de emprego Especificamente no território angolano, e ainda demos dicas para os candidatos, desde tópicos de como elaborar um bom curriculum até dicas para ter sucesso numa entrevista.

4 thoughts on “O que não fazer na entrevista de emprego?

Comments are closed.